Recozimento do aço: Conheça esse tratamento térmico e suas diferenças!

recozimento-do-aco

Entende-se por tratamento térmico todos os processos e operações que trabalham com respectivos aquecimentos ou resfriamentos de diferentes tipos de peças.

O aço, que é uma poderosa liga ferrosa, é uma das principais matérias-primas do recozimento que, em condições controladas, altera e remodela toda a estrutura conforme a necessidade existente.

Quer entender melhor o que é e quais os principais tipos de recozimento do aço? Continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas referentes a esse assunto!

recozimento-do-aco

O que é recozimento?

Recozimento do aço é um processo de tratamento térmico em que se aquece, a altas temperaturas, peças e placas dessa mesma matéria a fim de tratá-las uma vez que tal procedimento reduz a dureza do aço tornando-o mais manejável.

A temperatura em que acontece esse tratamento térmico varia conforme o tipo do aço e o tamanho da peça a ser trabalhada. Tais dados podem ser conferidos junto ao fornecedor da matéria-prima, em tabela que define esses valores de modo bastante claro e sucinto.

Vale destacar ainda que os principais objetivos do recozimento do aço são:

  • Reduzir a dureza do material;
  • Retirar ou diminuir perceptivelmente as tensões existentes no aço graças aos processos anteriores;
  • Destacar a usinabilidade do aço a fim de melhorá-la;
  • Modificar algumas das propriedades mecânicas para melhor ajuste ao produto final;
  • Entre outros.

Para que as transformações no aço aconteçam durante o processo de recozimento térmico é essencial que se considere todas as características já existentes na placa. E é devido a tais diferenças entre as matérias, que existem também diferentes tipos de recozimento do aço.

Tipos de recozimento

A seguir encontram-se destacados os principais tipos de recozimento térmico. Veja quais são os tratamentos térmicos mais específicos para cada finalidade em destaque.

Recozimento pleno

Também chamado de recozimento total, esse tipo de tratamento térmico, consiste no aquecimento do aço em temperaturas que ultrapassam sua zona crítica por um período de tempo suficiente até que a solução dos elementos da liga atinja o ponto desejado e planejado para a próxima etapa.

O resfriamento do aço, nesse tipo de recozimento, é bastante lento e costuma ter sua velocidade controlada a partir da diminuição da temperatura do forno, ou até mesmo do total desligamento da fonte de calor e consequente redução progressiva da temperatura.

É importante lembrar ainda que esse é um processo mais lento quando se destacam os tipos de tratamento térmico!

Destaca-se que a temperatura indicada para que aconteça o recozimento do aço nesse tipo pleno é de 50ºC acima do ponto crítico do aço. Entretanto, é importante destacar algumas diferenças existentes entre os tipos de matéria. Veja a seguir:

  • Aços hipoeutetóides – Acima do limite superior da linha A3 da zona crítica;
  • Aços hipereutetóides – Acima do limite inferior da linha A1 da zona crítica.

Os produtos finais dessas etapas de recozimento do aço são microconstituintes como a ferrita e a perlita para os aços hipoeutetóides, perlita e cementila para os hipereutetóides.

Recozimento isotérmico

Conhecido também como recozimento cíclico do aço, o recozimento isotérmico é um tipo de aquecimento que segue as mesmas condições destacadas no modo operante anterior, entretanto com uma diferença bastante notável: A velocidade do resfriamento da matéria!

Nesse tipo de recozimento térmico há um resfriamento muito mais rápido e que vai até a temperatura prevista no diagrama de transformação isotérmico do aço, momento este em que a matéria-prima é retida até que seja completada a sua transformação.

Nesse tipo de tratamento é possível encontrar subprodutos semelhantes ao do processo de recozimento pleno, salvo que na estrutura final dessas peças é destacável uma maior uniformidade do que quando comparado ao modelo anteriormente citado.

Destacam-se como produtos finais do recozimento isotérmico: Cementila, ferrita e a perlita.

Recozimento em caixa

Outra possibilidade entre as formas de se trabalhar o recozimento do aço é o processo que é feito em caixa e que tem como principal objetivo proteger, grandes massas e números de peças e placas dessa matéria, ao longo do tratamento térmico.

Nesse tipo de processo de recozimento, por exemplo, a peça fica livre de oxidações e outros resquícios típicos do aquecimento dessa matéria nas opções que foram destacadas anteriormente.

Vale ainda citar que no recozimento do aço em caixa as peças, que podem ser chapas ou tiras, são alocadas de modo vedado dentro de um recipiente na parte interior do forno. O aquecimento costuma ser lento, principalmente em temperaturas que estão abaixo da zona crítica variação esta que pode ser de até 600ºC.

Recozimento para alívio de tensões

O recozimento do aço para alívio de tensões também é um importante processo pelo qual as peças e placas passam a fim de se tornarem o produto final desejado. Seu principal objetivo é endireitar e melhorar marcas de corte, usinagem e solda provenientes de outros procedimentos pelo qual o aço passa.

O diferencial desse recozimento é que ele começa a ter as tensões aliviadas logo acima da temperatura ambiente, sendo ainda assim aconselhável um aquecimento de até 500ºC a fim de que os melhores resultados fiquem garantidos.

Vale destacar que para cada peça é necessário promover um planejamento minucioso a respeito dessa temperatura, uma vez que tal processo não é indicado para modificações internas da estrutura do material.

O aço está presente em grande parte das estruturas que existem. Na construção civil, por exemplo, é a matéria que sustenta toda a economia e também a edificação para diferentes fins, sendo de vital importância que todos os seus processos sejam minuciosamente cuidados e bem dispostos para a máxima eficiência do produto final.

Está buscando por uma empresa distribuidora das maiores Usinas Siderúrgicas do país? A Urifér com certeza é a marca que você precisa.

Com história e tradição nesse mercado, aproveite agora mesmo para fazer o seu Pedido de Orçamento e seja atendido por especialistas em aço já!

Share:

Deixe uma resposta