Programa 5s: Você sabe como implantá-lo em sua metalúrgica?

programa-5s

Você provavelmente já ouviu falar no Programa 5s, método de origem japonesa que tem por finalidade diminuir custos da empresa através de uma maior disciplina interna. Mas, de que se trata esse programa e qual a sua principal contribuição dentro de uma metalúrgica?

Se você quer entender melhor este conceito e também precisa descobrir como aplicar os 5s na sua empresa de metalurgia, saiba que está no lugar certo.

Acompanhe a seguir os principais detalhes sobre o tema e não deixe passar a oportunidade de implantar esse programa na sua empresa, afinal são muitas as vantagens para quem decide investir nesse modelo japonês. Continue lendo!

O que é o Programa 5s?

O programa 5s nas empresas é uma alternativa viável para dar fim a tudo àquilo que não é necessário para o andamento das atividades. Por exemplo, imagine um processo de fabricação automobilístico e pense em um lugar repleto de restos e entulhos de aço e de outras matérias.

Com certeza a otimização e a gestão não passaram por este ambiente, não é mesmo? Seja por descaso dos funcionários, ou falta de comprometimento dos próprios gestores, a falta de atenção no planejamento e na arrumação do local é um dos problemas a serem combatidos pelo programa 5s.

Aliás, quer saber o que significa cada um dos 5s? Nomes japoneses, a seguir cada um deles está descrito conforme a sua aplicabilidade nesta metodologia. Acompanhe:

Seiri

O primeiro dos 5s diz respeito ao “Senso de utilização” que colabora, entre outros pontos, com a organização do ambiente de trabalho ao dispensar tudo àquilo que não é útil, melhorar a gestão do estoque e ainda garantir o aumento da produtividade da empresa. É a primeira fase, pois prepara todo o negócio e sua equipe para os demais sensos.

Seiton

Já o segundo dos 5s é o “Senso de organização” que tem como benefício à economia de tempo visto que um de seus princípios é deixar cada coisa em seu lugar. Em uma metalúrgica, por exemplo, esse senso pode ser aplicado na organização das matérias-primas e das ferramentas de trabalho de forma que cada colaborador encontre aquilo de que precisa rapidamente.

Seiso

Senso de limpeza” é o terceiro dos 5s do programa e diz respeito a manter o ambiente de trabalho sempre limpo e mais saudável, livre de quaisquer sujeiras ou resíduos que possam causar mal aos colaboradores. Jogar cada coisa em seu devido lugar, mesmo quando a pessoa não é a responsável pela limpeza, é uma das características de quem segue o modelo Seiso.

Seiketsu

Dentro de uma empresa com certeza não pode faltar o “Senso da Padronização” que diz respeito desde a utilização de placas e de jogos de iluminação até mesmo ambientes de uso comunitário entre toda a equipe, como refeitório e banheiros. Neste senso também estão inclusos itens que garantem a saúde dos profissionais.

Shitsuke

O último dos 5s é o “Senso da Disciplina e Autodisciplina” algo que infelizmente falta da parte de muitos profissionais atualmente. Disciplina diz respeito a fazer algo corretamente mesmo quando você não está sendo observado ou pressionado. Quer dizer se conscientizar e agir por si só tornando o conjunto mais agradável, uma vez que cada pessoa faz o que precisa.

Vantagens do Programa 5s nas empresas metalúrgicas

As vantagens observadas no programa 5s vão de encontro ao tema de cada um dos tópicos que são abordados por esta metodologia. Por exemplo, a partir desta prática é possível descartar tudo aquilo que é inútil e conservar o que é útil a fim de otimizar o espaço.

Aliás, é vantagem deste programa também a importância que é dada a organização, afinal uma empresa organizada, com estoque e processos organizados, consegue resultados muito melhores, não é mesmo?

O destino certo para o lixo e a preocupação com a higiene também colaboram com o ambiente como um todo proporcionando mais saúde e bem estar para cada um dos colaboradores da indústria. A padronização, por sua vez, oferece mais segurança aos processos executados.

É indispensável citar ainda que a disciplina a partir do programa 5s também é uma excelente vantagem. Afinal, fazer o que deve ser feito e até mesmo sem que outras pessoas vejam é a conscientização de que cada colaborador precisa para que o trabalho flua bem diariamente.

Por fim, vale dizer que nas metalúrgicas o programa 5s colabora na economia de material evitando assim o desperdício e também tornando o ambiente ainda mais tranquilo e seguro.

Como implantar o programa 5s?

Mais do que saber o que é o programa 5s, é indispensável saber também como torná-lo realidade dentro da sua metalúrgica. Afinal, a teoria não basta e é necessário por tudo isso na prática para ver resultados de verdade. Veja um passo a passo simples para seguir:

1.   Acredite e crie

O primeiro passo para implantar o programa 5s nas empresas é acreditar que o modelo pode dar certo e, feito isso, criar todo o programa pensando em cada pequeno detalhe antes de torná-lo público.

2.   Divulgue

Após traçar cada pequeno detalhe do seu programa 5s é chegada a hora de fazer a sua divulgação para todos os colaboradores, desde o chão de fábrica até a alta diretoria. Todos devem entender o funcionamento e a importância de cada ponto para passar a prática.

3.   Implemente e avalie

A implementação do programa 5s tende a ser progressiva, por isso não crie expectativas surreais de que “da noite para o dia” toda a empresa esteja seguindo a risca cada um dos sensos apresentados pelo modelo japonês. O importante, é que a conscientização seja verdadeira, pois o resto vai ganhando forma dia após dia.

É válido destacar ainda a importância de avaliar como o programa 5s está sendo vivenciado dentro do negócio. Sempre que a avaliação não for positiva, é necessário buscar alternativas e novas estratégias para que o modelo passe a ter sucesso internamente.

Gostou de aprender mais sobre o programa 5s nas empresas e quer levar essa informação adiante para que outras pessoas também entendam como funciona essa metodologia japonesa? Aproveite para compartilhar esse artigo em suas redes sociais e leve este conhecimento para outras pessoas agora mesmo!

Share:

Deixe uma resposta