Produtividade de vendas: Gere negócios mais rápido em sua metalúrgica!

produtividade-600x433

Existem várias formas de se ter melhores resultados em vendas dentro de um negócio. Algumas dessas formas exigem investimentos pesados como em ações de marketing, por exemplo, enquanto outras precisam apenas que se trabalhe visando melhorar a produtividade de vendas. Mas, você sabe o que é isso?

Mantendo o mesmo orçamento, a produtividade de vendas é importantíssima e será melhor explicada ao longo deste conteúdo. Por isso, se as vendas da metalúrgica não vão tão bem quanto você gostaria, não deixe de ler o artigo para reverter essa situação, certo?

O que é produtividade de vendas?

Produtividade de vendas poderia ser definida como a capacidade de fazer mais vendas utilizando exatamente os mesmos recursos. Ou seja, para melhorar os números a empresa não recorre à contratação de novos funcionários, não cria campanhas diferenciadas em marketing e tão pouco mexe com a estrutura do negócio.

O que é feito para ter mais produtividade e um melhor número de vendas na metalúrgica, então?

Primeiramente, é necessário diagnosticar o que tem impedido que os resultados sejam melhores. Você sabia que nessa análise é necessário considerar mais do que a equipe de vendas? Afinal, a empresa como um todo impacta nos números e deve ser considerada!

Em resumo, existem quatro importantes pilares em que se reparar quando o assunto é produtividade de vendas, são eles: processos, pessoas, gestão e tecnologia. Como a metalúrgica se encontra em cada um desses quesitos e como eles podem ser melhorados?

Como avaliar se sua equipe de vendas é produtiva?

Repare que geralmente o seu melhor vendedor vende em média o dobro dos demais. Isso é bastante comum! Mas, o que faz com que apenas um ou outro vendedor obtenha tamanha produtividade sendo que os recursos, produtos e clientes muitas vezes são os mesmos?

Os elementos para o sucesso de um vendedor podem estar em seu DNA ou em sua atitude. No geral, os melhores apresentam otimismo, humildade, têm objetivos claros e bem definidos, são persistentes, possuem foco e estão sempre em busca de conhecimento.

Imagine se toda a sua equipe, no individual, conseguisse fazer esses mesmos números mensalmente. Os resultados das vendas da metalúrgica seriam bem mais interessantes, certo?

Ganhe tempo e feche mais negócios com essas dicas!

Até aqui você conferiu algumas formas de ganhar produtividade de vendas na teoria e agora é chegado o momento de obter dicas sobre como fazer isso na prática. Quer mudar a realidade dos números de vendas da metalúrgica hoje mesmo? Tome nota das seguintes dicas:

Invista em bons vendedores

É claro que para ter produtividade de vendas é importantíssimo ter um bom processo de recrutamento e seleção na hora de escolher e contratar vendedores. Afinal, nem todas as pessoas nasceram para vender e é preciso identificar as características natas de cada um.

Apesar de o processo de vendas poder ser explicado e aprendido, é sempre válido procurar no mercado aqueles que estão mais bem relacionados com o cargo, seja alguém que já atuou com vendas antes ou que simplesmente demonstre as capacidades necessárias para a contratação.

Entretanto, essa dica não é para que a metalúrgica saia contratando novas pessoas, já que a ideia é utilizar os recursos já existentes. Ainda assim, ela deve ficar gravada para quando surgir a necessidade de novas contratações.

Use um funil de vendas

Um passo importantíssimo que pode ser trabalhado para gerar produtividade de vendas é o funil do negócio. A metalúrgica já desenhou seu funil de vendas e sabe como agir em cada uma das etapas? Quais são as melhores estratégias para utilizar em cada momento?

Desenho estratégico que tem por finalidade levar o cliente a fechar uma compra ou contratação, o funil de vendas deve ser de conhecimento de toda a sua equipe e isso porque os vendedores deverão utilizar tais etapas para ter melhores resultados.

Quer um exemplo? Um cliente que chegou agora até a sua metalúrgica e não conhece muito sobre sua qualidade e referência no mercado não deve receber propostas tão agressivas para fechar um negócio. Pelo contrário, precisa de uma maior atenção para se encantar com sua metalúrgica e considerá-la como opção no quesito fornecedor. Trate corretamente!

Crie processos de vendas claros

Assim como é importante definir o funil de vendas, para melhorar a rotina dos seus vendedores e lhes possibilitar fazer mais vendas na metalúrgica, é indispensável também criar processos de vendas que sejam bem claros e diretos. Mas, como assim?

O processo de vendas nada mais é do que um guia que indica como funciona o passo a passo das vendas do seu negócio. Geralmente os vendedores recém-contratados têm acesso a esse tipo de material para entender o funcionamento das vendas.

Entretanto, muitas empresas pecam por tornar este processo difícil demais, nada claro e muito menos objetivo. A ideia é que sua metalúrgica reveja e melhore este material e o passe mais uma vez para toda a equipe de vendas.

Treine sua equipe continuamente

Por falar na equipe de vendas, quem foi que disse que o treinamento só é necessário quando o funcionário chega de fora? Para melhorar a produtividade de vendas – sem ter que investir em agentes externos como já mencionado – é fundamental ter uma boa rotina de treinamentos.

Isso porque o treinamento serve como reciclagem e sempre acrescenta algo novo, mesmo para o seu melhor vendedor. E, uma vez que a possibilidade de melhorar é algo contínuo, por que não manter sempre bons treinamentos também?

Uma equipe treinada consegue se destacar. Por isso, jamais considere como perda de tempo ou de dinheiro oferecer pequenos cursos e treinamentos para seus vendedores. A produtividade de vendas com certeza recompensará.

Monitore seus números

Como última dica, lembre-se de sempre monitorar cada um dos seus resultados, especialmente depois de acrescentar alguma estratégia, já que só assim será possível verificar se as aplicações estão realmente dando certo.

Em vendas, existem algumas boas métricas para se utilizar, algumas delas são o Ticket médio e o número de peças por cliente. Que tal ficar atento a esses itens? Quando esses indicadores sobem, significa que finalmente a produtividade de vendas melhorou!

A produtividade de vendas é indispensável para transformar a realidade do negócio, por isso se você nunca olhou com atenção para esta estratégia, o convite é para que o faça agora mesmo!

Além disso, para melhorar as vendas da metalúrgica, que tal aprender algumas técnicas infalíveis de negociação para compradores de aço? Baixe o e-book gratuitamente!

Share:

Deixe uma resposta