Pós-venda: Aprenda a fidelizar clientes e aumentar as vendas em sua metalúrgica!

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A fidelização de clientes é indispensável dentro de qualquer segmento de mercado, inclusive em uma metalúrgica. Mas, como fidelizar clientes indo além da entrega de um bom produto e de um atendimento de qualidade? Muitos gestores e empresários não sabem, mas a realização de um pós-venda em muito contribui com este ponto!

Além de fidelizar clientes, o pós-venda é uma ferramenta que permite que sejam identificadas oportunidades de melhoria que posteriormente se mostram como responsáveis pelo aumento no número de vendas na empresa. Importantíssima, essa estratégia tem tudo para melhorar os resultados e colocar o negócio a frente de seus concorrentes!

Confira neste artigo mais sobre o assunto e entenda o que é e qual a importância do pós-venda dentro da metalúrgica e de outras empresas também. Acompanhe ainda dicas sobre como criar este pós-venda e aplicá-lo com eficiência no seu negócio. Continue lendo!

Você sabe o que é pós-venda?

Como o próprio nome sugere, pós-venda é um cuidado e uma estratégia a ser aplicada logo após o cliente ter realizado uma compra ou ter contratado determinado serviço. Suas principais vantagens são que a partir deste contato é possível fidelizar clientes ao mostrar-lhes o quanto a sua opinião é pertinente ao negócio, além de ser um diferencial em que se investir.

Geralmente as empresas, especialmente os vendedores, estão focadas apenas em fechar contratos e realizar vendas. Dificilmente se preocupam em saber se o produto chegou certo e se estava na qualidade esperada pelo cliente. Os que investem nesse ponto evidentemente saem na frente e se destacam caindo nas preferências de seu público.

O pós-venda pode tanto ser feito por telefone, em uma ligação simples e rápida para o cliente, como pode também ser feito por e-mail com o envio de algumas perguntas para que o cliente responda e encaminhe de volta. Cada negócio deve encontrar o meio de contato que mais gera engajamento e retorno, certo?

A importância do pós-venda para a sua metalúrgica

Para quem não entende porque é importante falar sobre o pós-venda na metalúrgica vale a pena destacar que esta ferramenta possibilita inúmeros ajustes dentro do seu negócio. O olhar do cliente é muito mais crítico e por isso mesmo fica mais fácil encontrar oportunidades para melhorar o seu produto e atendimento a partir da visão de seu público.

Além de fazer o pós-venda, ou seja, entrar em contato com os seus clientes, é indispensável que a empresa também assuma uma postura de mudança. Que a partir daquilo que tem escutado crie novas estratégias e campanhas para aprimorar o empreendimento e crescer.

Dicas para um pós-venda eficiente

Depois de descobrir o que é pós-venda e porque é tão importante dar atenção a essa estratégia dentro da sua metalúrgica, é chegado o momento de conferir dicas sobre como tirar tudo isso da teoria e passar para a prática.
Veja como é simples iniciar um processo de fidelização a partir de um pós-venda eficiente:

1. Mantenha sempre a qualidade dos produtos

Para que o pós-venda seja de sucesso, primeiramente é preciso garantir que a empresa disponha de produtos de qualidade, lembrando que tal preparo começa já na escolha dos fornecedores e do treinamento de toda uma equipe que está por trás do produto pronto.

A qualidade deve ser exatamente, ou mais, do que aquela divulgada previamente no momento das tratativas da venda. Garantir que o cliente encontre o que buscava no seu produto é uma forma simples de fidelizá-lo para que no futuro novas compras sejam feitas.

A qualidade deve ser exatamente, ou mais, do que aquela divulgada previamente no momento das tratativas da venda. Garantir que o cliente encontre o que buscava no seu produto é uma forma simples de fidelizá-lo para que no futuro novas compras sejam feitas.

2. Acompanhe a entrega do pedido do cliente

Mais do que vender, é indispensável garantir que o seu cliente receba a mercadoria como foi combinado, ou seja, dentro dos prazos e com a perfeição com que a peça foi adquirida. Portanto, importe-se com o acompanhamento dessa entrega e tenha certeza de que tudo ocorrerá tal como o planejado e esperado.

Sua metalúrgica deve, inclusive, preocupar-se com a logística da entrega das peças. Afinal, por serem peças maiores e que podem requerer espaço e cuidados especiais para o transporte, é indispensável planejar bem cada uma das fases para que o pós-venda seja satisfatório.

3. Colha o feedback por telefone ou e-mail

Anteriormente já foram mencionadas quais são as formas de se fazer um pós-venda de sucesso. As principais delas acontecem por telefone ou por e-mail. Mas, como fazer para ter resultados reais e qual a melhor alternativa entre essas duas opções, afinal?

O pós-venda por telefone requer um texto leve e bem distanciado de algo que lembre o “telemarketing”, pois se não o cliente não relaxará para responder verdadeiramente a cada uma das perguntas. O e-mail, por sua vez, deve ser atrativo e descontraído para que as respostas não fiquem para “mais tarde”. É interessante testar as duas formas.

4. Solucione rapidamente qualquer problema

Uma dica realmente importante é que pode acontecer de que durante o pós-venda o cliente fale sobre algum problema ou descontentamento que você, na posição de empresa, deverá resolver o mais rápido possível a fim de que o cliente mantenha-se fidelizado e predisposto a voltar e fazer novas negociações com a metalúrgica.

A agilidade com que os problemas forem resolvidos serão fatores decisivos para que você saia na frente e mantenha-se como a preferência do cliente. Além disso, uma vez que seja atendido, o cliente gostará ainda mais do seu trabalho e tenderá a fazer uma eficiente propaganda boca a boca que rende muitos frutos para a empresa.

5. Cumpra absolutamente tudo o que foi prometido

Por fim, não menos importante, a última dica é que a metalúrgica fique sempre atenta a tudo aquilo que promete. Em muitos casos de pós-venda enxerga-se que o cliente está insatisfeito simplesmente porque lhe foi prometido algo que posteriormente não foi cumprido.

Pode até mesmo ser algo simples, dito no calor da negociação. Seja o que for, cumpra! E, para evitar desgastes, pense muito bem antes de sair prometendo qualquer coisa que seja para o seu cliente. Certo?

Agora que você já sabe o que é pós-venda e entendeu como é possível aplicar essa estratégia a sua metalúrgica, é chegado o momento de assinar a nossa Newsletter para continuar acompanhando conteúdos que, como este, melhorarão a sua rotina de trabalho bem como cada um de seus resultados. Receba artigos em primeira mão e continue a crescer!

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