Os desafios na implementação da Indústria 4.0 no Brasil

Business and Leadership Wood Block Concept.

A revolução industrial já é uma realidade, mas apesar do seu avanço pelo mundo, os desafios da indústria 4.0 no Brasil ainda assustam.

De acordo com um levantamento feito pela FIESP, houve uma redução no número de empresas que estão implantando ações para a indústria 4.0. Comparado ao ano de 2017, o número de indústrias adotando esse conceito caiu de 30% para 23% em 2019.

Por outro lado, apesar da queda, houve um maior grau de conhecimento em relação ao tema. Os investimentos no modelo também ficaram estáveis na base comparativa, mantendo-se em 1,3% do faturamento.

Mas, um dos dados preocupantes é que houve uma queda significativa de empresários que consideram estar progredindo substancialmente na área. Se em 2017, 35% dos empresários acreditavam progredir, em 2019 esse número despencou para 23%. E somente 3% desse total acredita estar preparado para a revolução industrial 4.0.

A falta de conhecimento é o maior desafio

Toda mudança gera desconforto. São poucas as pessoas que gostam de sair do lugar que estão para se arriscar em um novo ponto. É assim em nossa vida pessoal e também na área profissional.

E quando falamos em introduzir um novo conceito dentro das indústrias não seria diferente. Todavia, a resistência à implantação dos elementos da indústria 4.0 está encontrando mais força do Brasil.

Enquanto que no mundo o conceito avança na velocidade da luz, no Brasil caminhamos a passos lentos. A falta de cultura digital, bem como a baixa familiarização com a tecnologia, são os principais causadores dessa baixa adesão.

Sendo assim, para que essa questão mude, é preciso que o empresário busque mais conhecimento. Também é preciso que entenda que os resultados não são imediatos, mas que os efeitos de médio e longo prazo podem colocar o negócio em outro patamar.

Qualificação dos funcionários colabora para os desafios da indústria 4.0

Outro ponto que também colabora para a dificuldade no avanço do conceito no Brasil é a falta de qualificação dos funcionários.

O domínio de novas tecnologias é essencial para a implementação do conceito 4.0. O manuseio de dados exige maior discernimento por parte dos colaboradores, inclusive para analisar tais informações.

E para que a implementação do conceito possa realmente se aplicar é preciso que a empresa invista em qualificação dos funcionários. E está aí mais uma mudança de conceito necessária.

O empresário precisa entender que o valor aplicado na qualificação dos funcionários não é uma despesa, mas sim um investimento. Sem a mudança dessa mentalidade será difícil a indústria 4.0 avançar rapidamente no Brasil.

Falta de infraestrutura necessária para implantação da tecnologia

Como sabemos, a era 4.0 é uma verdadeira transformação da indústria. E, para funcionar em sua plenitude, é necessário que a empresa possua uma internet banda larga de ponta.

Afinal, a iOT (Internet das Coisas) exige isso, pois todos os dados serão armazenados em nuvens. O problema, é que no Brasil existem diversas indústrias de grande porte instaladas em pequenos municípios onde a oferta desse serviço é precária.

Esse é um problema que vai além da iniciativa privada. Pois, como sabemos, uma empresa somente sobrevive tendo lucro. Então, como exigir que uma empresa se instale em uma pequena cidade para oferecer internet de ponta se o município não tem demanda para isso?

Sendo assim é preciso, inclusive, uma conscientização governamental para tentar equilibrar esse problema. Pois, é interesse para o município que tal empresa permaneça ali instalada gerando emprego e renda para a cidade.

Alto custo de implementação do projeto

Outra barreira que também é enfrentada pelos empresários é o alto custo de implementação da indústria 4.0 no Brasil.

O brasileiro não tem a cultura do planejamento enraizada. Por isso, a grande parte das empresas não faz projeção de caixa para investimentos futuros. O que acaba acontecendo é que no momento da implementação não possuem dinheiro para isso.

Desse modo, esse é talvez um dos maiores impeditivos para a expansão rápida da indústria 4.0. Uma solução para a expansão do conceito em nosso país estaria nas mãos dos bancos públicos e privados.

Linhas de financiamento exclusivas com melhores taxas de juros poderiam atrair o empresário. Inclusive, ele poderia até buscar mais conhecimento para conseguir tomar essa linha de crédito. Ou até mesmo o Banco poderia fornecer esse conhecimento.

Enfim, é necessário uma mudança de mentalidade de todos os agentes envolvidos para que a expansão da indústria 4.0 realmente aconteça em nosso país.

Falta de experiência em um modelo de transição

Apesar da indústria já ter passado por duas revoluções, o Brasil não tem certa experiência em um modelo de transição como esse.

Enquanto o mundo teve que se adequar nas demais transições, o nosso país ainda era basicamente agrícola. Por essa razão, a mudança traz sempre essa resistência que estamos presenciando.

Por isso, a qualificação dos gerentes e gestores da empresa é fundamental para a difusão do conceito como um todo. É nesse sentido que o engajamento sobre o tema deve vir de todos os agentes envolvidos.

Instituições como a FIESP, por exemplo, devem, desse modo, intensificar a quantidade de palestras sobre o tema, bem como oferecer cursos de curta duração para ensinar os empresários a implementar esse conceito em suas empresas.

O futuro da indústria 4.0 no Brasil

Apesar da resistência é inevitável que o Brasil comece a avançar na implantação da indústria 4.0. Países como Alemanha e EUA, onde o processo caminha mais rápido, possuem um apoio governamental nesse sentido.

No Brasil, ainda são poucos os agentes conscientes da necessidade dessa mudança. Inclusive ela é necessária para que consigamos manter e ampliar as exportações de produtos industrializados.

Apesar da nossa característica exportadora, onde por muito tempo resumia-se a produtos in-natura, essa mentalidade de agregação de valor ao produto é necessária para ampliar inclusive as reservas do país e fortalecer a indústria nacional.

Sabemos que os desafios da indústria 4.0 ainda são grandes, mas sem uma adaptação nesse sentido ficaremos para trás muito rapidamente.

Gostou de saber sobre os desafios da indústria 4.0? Então dá uma olhadinha nessa promoção de bobinas que separamos para você, temos certeza que você irá gostar ainda mais!

Share:

Deixe uma resposta