Gestão de compras: Importância do gerenciamento na compra de aço e como aplicá-la?

gestio-de-compras-de

Todas as empresas precisam comprar produtos e insumos para desempenhar o seu core business (produto ou serviço considerado o carro-chefe da companhia) e com as metalúrgicas não é diferente. Esses itens são transformados mais tarde nos produtos destinados aos clientes finais de sua empresa.

Entretanto, para entregar um produto condizente com os anseios de sua clientela e dentro das normas de mercado é preciso, antes, comprar da forma adequada. Em outras palavras, escolher da maneira correta de quem e o que comprar, para evitar imprevistos no futuro.

Chamamos essa área do negócio de gestão de compras. Um departamento responsável por tomar boas decisões de aquisição de matérias-primas para o negócio e dar vida a linha de produção de sua empresa.

Veja neste post o que é a gestão de compras, como ela influencia a indústria metalúrgica e alguns cuidados para colocá-la em prática dentro de sua empresa. Confira!

O que é gestão de compras?

A gestão de compras é uma área do negócio que cuida de todos os processos de aquisição de bens, matérias-primas e insumos. Os itens adquiridos são usados na fabricação dos produtos comercializados pelo negócio, daí a importância de fazer a escolha correta de seus parceiros.

O gestor de compras precisa controlar a escolha de fornecedores, a qualidade dos itens adquiridos, o prazo de entrega dos pedidos, o preço praticado no mercado, a demanda do departamento de produção e assim por diante.

É um trabalho complexo e contínuo, que necessita do engajamento de toda a empresa para dar certo: linha de produção, qualidade, compras, logística e gestores.

Comprar bem na indústria metalúrgica significa contar com peças de alta qualidade e condizentes com a necessidade de seu negócio. Esse cuidado ajuda a prevenir situações como:

E até complicações mais sérias, como a compra de um aço fora das normas ou com baixa resistência, que pode comprometer a segurança e o bem-estar de seus clientes.

Como aplicá-la na hora de comprar lâminas e bobinas de aço?

Agora que você já sabe o que é a gestão de compras e a sua importância na indústria metalúrgica, confira algumas dicas para torná-la eficaz dentro de sua empresa.

1. Alinhe os objetivos do negócio

Em primeiro lugar é preciso garantir que a gestão de compras está alinhada aos objetivos gerais do negócio. O controle das compras de aço, ou qualquer outra matéria-prima, são o meio para cumprir as metas do negócio e não o fim.

Em outras palavras, se a sua empresa preza por produtos de alta qualidade a preços mais elevados, precisa garantir que o fornecedor das peças de aço também tenha essa preocupação. Ou seja, as lâminas e bobinas precisam atender a todas as Normas do mercado e não possuírem nenhum defeito de laminação, por exemplo.

Deste modo, toda a empresa consegue levar os melhores produtos ao cliente honrando o seu compromisso com a qualidade.

2. Selecione bons fornecedores

Depois de definir os seus objetivos de negócio e alinhá-los com a gestão de compras, é hora de escolher os melhores fornecedores para sua empresa.

Essa é uma etapa extremamente importante, afinal qualquer descuido do fornecedor pode atrasar sua linha de produção e até comprometer a entrega de produtos para o seu cliente. Portanto, é uma escolha que deve ser feita com cautela e atenção, observando se o fornecedor está alinhado com seus objetivos de negócio em primeiro lugar.

A busca pelo melhor preço também é algo importante na gestão de compras e deve ser levada em conta. Contudo, ela nunca deve sobrepor a qualidade dos produtos finais ou comprometer a imagem de sua empresa. Lembre-se disso!

3. Fique atento ao prazo de entrega

Quanto tempo o fornecedor escolhido leva para entregar as peças? Já há histórico de atrasos em pedidos anteriores?

A matéria-prima é determinante para produzir os seus produtos. Quando qualquer item falta em seu estoque, o produto final fica impossibilitado de ser finalizado e entregue ao cliente. Sem esquecer que a falta de uma peça pode acarretar na paralisação completa de sua linha de produção, um ócio que gera prejuízos aos cofres do negócio.

Por causa disso, o gestor de compras precisa alinhar com o fornecedor o prazo de entrega para que atrasos não ocorram, ou sejam evitados ao máximo. A melhor forma de fazer isso é expor as suas necessidades ao parceiro e, juntos, entrarem em um acordo que beneficia ambas as partes.

4. Acompanhe a concorrência de perto

Como o seu concorrente lida com a gestão de compras? Quais fornecedores ele utiliza? Que condições as empresas parceiras oferecem à sua concorrência?

Ficar de olho no mercado e nas práticas dos concorrentes é obrigação de qualquer administrador ou gestor de empresas. Através dessa prática você descobre oportunidades para aproveitar em seu negócio e também evita cometer os mesmos erros que sua concorrência.

Sendo assim, analise e monitore as práticas mais comuns no mercado no que tange a compra de aço e gestão de pedidos. Essa é a melhor forma de colecionar insigths para aplicar dentro de sua empresa.

5. Treine seus colaboradores sempre

Por último, mas não menos importante, o treinamento é a chave para comprar bem. Seus colaboradores, ligados ao departamento de compras, precisam dominar os itens comprados e possuir o maior número de informações a respeito das peças.

Com isso, você evita que sejam comprados itens errados ou que o produto adquirido não esteja em conformidade com a política de qualidade do negócio. E nessa hora, os compradores e responsáveis pela linha de produção precisam falar a mesma língua.

O supervisor da produção e o controle de qualidade devem deixar claras as especificações do item a ser cotado. Já o departamento de compras precisa seguir a risca essas determinações e verificar se o fornecedor escolhido atende as exigências.

A melhor forma de fazer isso, sem dúvida, é integrar os dois departamentos em treinamentos internos. Nessas reuniões todos aprendem a identificar uma boa matéria-prima e, assim, cumprem os objetivos do negócio definidos no passo 1 deste post.

Você está de olho na gestão de compras dentro de sua empresa? Se ainda não, chegou a hora de implantá-la. Siga esses passos e profissionalize ainda mais o seu departamento de compras.

Ainda tem dúvidas ou outras dicas para adicionar a esse texto? Deixe o seu comentário abaixo e interaja com a gente!

Share:

Deixe uma resposta