Gestão da Qualidade na empresa

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Gestão da Qualidade na empresa: Conheça 4 Benefícios que pode tornar sua empresa mais competitiva

Qualidade é uma das exigências básicas para que qualquer empresa tenha sucesso nos dias de hoje. Com a extensa concorrência no mercado, você precisa ser o melhor de seu nicho e conseguir alcançar a satisfação completa de seus clientes.

Infelizmente, isso nem sempre acontece. Processos falhos, demorados, desperdícios e outros perigos rondam o dia a dia das empresas. Para ficar livre desses problemas só tem uma solução: investir na gestão da qualidade.

Esse gerenciamento visa garantir a qualidade nos processos, produtos e serviços da empresa. Para tanto, são definidas etapas para cada atividade e pré-requisitos para garantir que tudo seja executado da melhor forma possível.

A gestão da qualidade nas empresas tem muitos benefícios. Vantagens que podem ser percebidas na rotina de diversos negócios, que decidiram implantar um sistema de qualidade.

Veja neste post os 4 principais benefícios da gestão da qualidade na sua empresa e por que adota-la hoje mesmo. Confira como uma política da qualidade séria pode tornar o seu negócio mais competitivo e lucrativo!

1. Sua empresa produz mais e melhor

O primeiro princípio da gestão da qualidade na empresa é definir processos e fluxos de produção para cada atividade do negócio. Tudo o que sua empresa produz ou revende está dentro de um processo e cada etapa precisa ser conhecida.

Desde a compra de matéria-prima à entrega ao cliente, você precisa desenvolver processos qualificados e fáceis de entender. Quando o fluxo de produção está bem definido, as atividades ocorrem de maneira natural e mais rápida.

São dois fatores que auxiliam diretamente no aumento da produtividade da sua empresa e de seus funcionários. Afinal de contas, quando o local de trabalho está organizado e as etapas bem definidas, fica mais fácil executar as tarefas que são exigidas.

O crescimento na produtividade traz consigo outras vantagens para o negócio. A empresa produz melhor, com mais qualidade em seus produtos e serviços. Aproveita ainda mais a sua mão de obra e demais recursos, o que gera grandes ganhos financeiros à companhia.

2. Redução de custos e desperdícios

Ao definir todos os processos dentro da empresa, fica mais fácil identificar os gargalos de produção e pontos de desperdício. Tornando mais fácil combater esses problemas e reduzir custos consideravelmente no negócio.

Imagine um canteiro de obras com 100 serventes de pedreiro, cuja função é preparar o concreto para finalizar uma laje. Pense o que aconteceria se ao invés de um responsável, todos preparassem esse material?

Com certeza iria sobrar cimento preparado e não poderia ser aproveitado na obra. Isso geraria um desperdício sem tamanho e também encareceria ainda mais a construção, além do que foi planejado lá no início.

Entretanto, ao trabalhar com a gestão da qualidade nessa empresa a situação seria outra. Ela teria mecanismos para definir um único responsável pela massa e definiria também processos de comunicação mais assertivos.

Com base nisso, todos os 100 serventes saberiam quando o concreto exigido já tinha sido elaborado. Uma simples mudança no dia a dia do negócio que seria capaz de economizar milhares de reais em cada projeto.

O mesmo se aplica a diferentes setores de sua empresa e também nichos de mercados variados. Processos mais definidos e assertivos ajudam a mapear os recursos necessários e garantir que eles estejam sendo bem aproveitados.

E lembre-se: reduzir custos é aumentar a lucratividade do negócio e fazê-lo crescer mais rápido.

3. Novas oportunidades de negócio

A concorrência está cada dia maior e os clientes cada vez mais exigentes. Para se sobressair em meio a tantas empresas é preciso ir além. A gestão da qualidade é uma das ferramentas que podem otimizar o negócio e abrir novas portas no mercado.

Grandes corporações e clientes estrangeiros, por exemplo, exigem uma certificação de qualidade de seus fornecedores. Ao contar com esse selo, sua empresa pode atender novos clientes e expandir o seu portfólio.

Além disso, tal reconhecimento permite que sua marca atue no chamado “Oceano Azul”, uma fatia do mercado ainda não explorada ou com pouquíssima concorrência. A baixa competitividade desse nicho de mercado geralmente está ligada a certificações exigidas, padrões de qualidade que precisam ser definidos e outros aspectos.

Quando sua empresa atende essas expectativas, passa a ter mais chances de crescimento e abre uma nova oportunidade de negócio.

O crescimento das companhias está diretamente ligado com sua visão de futuro. Investir na gestão da qualidade nas empresas é ficar de olho lá na frente e preparar o seu negócio para ir mais longe.

4. Controle e qualidade nos processos

Você sabe o que acontece em cada etapa da venda e entrega ao seu cliente? Consegue mapear todos os passos para que seu negócio funcione?

A gestão da qualidade permite conhecer essas etapas e mais, torná-las mais assertivas e replicáveis. Deste modo, qualquer pessoa pode ler seus documentos de instrução, entender o que está escrito e replicar o processo.

A partir disso, a empresa ganha mais escalabilidade e segurança. Afinal, ela não depende de um único funcionário para rodar. O negócio consegue se manter sozinho e pode substituir qualquer membro de sua estrutura, sem nenhum problema.

Para ficar mais claro pense em uma receita de bolo. Nesse material estão todas as instruções necessárias sobre os ingredientes e modos de preparo desse alimento. Por causa disso, a receita pode ser replicada por qualquer pessoa que, com o mínimo de talento, conseguirá atingir o mesmo resultado do criador da receita.

O mesmo precisa acontecer no dia a dia do seu negócio. No final das contas, tudo se resume a padrão, ou seja, definir diretrizes que regem toda a empresa. Assim você terá a mesma qualidade no primeiro e no milionésimo produto vendido, ou cliente atendido.

É exatamente esse controle que a gestão da qualidade oferece para sua empresa. Por isso, é um tema extremamente importante para qualquer negócio.

Você já investe na gestão da qualidade em sua empresa? Se ainda não, esse é um ótimo momento para começar. Se já investe, compartilhe outras vantagens dessa estratégia abaixo e encoraje outros empreendedores a adotarem também.

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