Criatividade e inovação: Entenda sua importância na indústria metalúrgica

criatividade-e-inovacao

A criatividade e inovação são fundamentais para diferenciar qualquer negócio. E na indústria metalúrgica essa realidade também não seria diferente.

A cultura organizacional vem se transformando ano após ano. Antigamente as operações eram mais centradas nas ações tradicionais. Hoje, com o crescimento tecnológico as empresas só conseguem sobreviver se diferenciando no mercado.

E para se diferenciarem em um mercado cada vez mais agressivo os empresários precisam investir cada vez mais em criatividade e inovação. Vamos então, entender um pouco mais sobre esses conceitos dentro das empresas, principalmente, as metalúrgicas. Continue a leitura.

O que é a criatividade e inovação?

Embora possam parecer a mesma coisa, a verdade é que há uma pequena diferença entre o conceito de criatividade e o de inovação.

A criatividade é a capacidade de conseguir relacionar conceitos que aparentemente são desconectados entre si. Ou seja, é uma forma de encontrar saídas para os processos, tornando-os mais eficientes.

Já a inovação é o ato de pensar fora da caixa. É encorajar todos os colaboradores a conseguirem pensar de maneira diferente. A encontrarem saída para os problemas comuns que acabam aparecendo na indústria metalúrgica.

No entanto, é preciso salientar que tanto a criatividade quanto a inovação precisam de base para ser amparadas. Uma ideia inovadora precisa ser aplicável, ter coerência em custo, bem como não demandar mais tempo do que o necessário para produzir determinado item.

Qual a importância de ambos os conceitos para a indústria?

Inovar e criar são conceitos fundamentais para a sobrevivência das empresas dentro do mercado. E a importância de tais conceitos vai muito além do que se possa imaginar.

Por meio da criatividade e inovação é possível reduzir o tempo de produção de um determinado produto. E, desta forma, otimizar o custo que compõe esse produto, podendo assim melhorar o seu preço dentro do mercado.

Também é possível criar produtos mais práticos, cuja utilidade no dia a dia seja reconhecida, e com isso a empresa possa ser a pioneira no mercado. Um exemplo de inovação tecnológica foram os smartphones que revolucionaram a vida das pessoas.

Contudo, para se atingir um determinado nível de criatividade e inovação é essencial um grande investimento em conhecimento. Ou seja, não existe simplesmente uma ideia que cai do céu e é aplicada.

Toda boa ideia geralmente advém de anos de estudo. Desse modo, uma empresa que deseja melhorar a criatividade e inovação dentro dela, precisa investir maciçamente em treinamento para todos os seus colaboradores.

Como é possível estimular a criatividade e inovação na indústria metalúrgica?

Por mais que pareça difícil, através de algumas atitudes é possível melhorar o nível de criatividade e inovação dentro da indústria metalúrgica.

O primeiro passo é oferecer treinamentos constantes para todos os colaboradores. Quanto mais conhecimento eles possuírem, maiores serão as chances deles pensarem fora da caixa. Mais amparo intelectual terão para criar.

Outro ponto é experimentar sempre abordagens diferentes. Buscar olhar um problema sobre vários pontos de vista. Um exemplo é criar reuniões setoriais nas quais um problema é exposto e deixar cada um mostrar o seu ponto de vista sobre esse determinado problema.

Logo após pode ser realizada uma chuva de ideias, conhecida como Brainstorm. Esse processo fará com que cada colaborador dê a sua opinião sobre o problema. Nesse momento é preciso encorajá-los a participar.

Depois, basta ir cortando as ideias que tem menos base fundamentada. Automaticamente os colaboradores vão entender que precisam ir fundamentando melhor a opinião. Com o tempo as reuniões se tornarão cada vez mais interessantes.

É importante criar um ambiente de trabalho participativo

Como vimos, o estímulo à inovação e criatividade não se dá de uma hora para outra. É importante criar condições para isso. E, um dos passos importantes para a empresa que quer melhorar a inovação, bem como a criatividade, é criar um ambiente de trabalho participativo.

Pois, quanto mais a empresa conseguir ouvir a opinião de todos, maiores serão as chances de uma boa ideia ser encontrada. Há inúmeros relatos sobre grandes ideias que vieram de pessoas cuja função não tinha nenhuma notoriedade dentro da empresa.

Assim sendo, estimular reuniões com a participação de todos os envolvidos na linha de produção é fundamental para alcançar um ambiente de trabalho mais inovador e criativo. Além, é claro, de gerar mais satisfação nos funcionários.

Há a possibilidade de se criar recompensas para boas ideias. Ou seja, deixar uma lousa, ou uma caixa de sugestões nas quais todos podem dar suas ideias sobre algum processo ou produto. E as ideias premiadas podem, dessa forma, receber uma recompensa por isso.

Evite sempre o constrangimento de uma opinião

Estimular a criatividade e inovação não é uma tarefa simples. Entretanto, tais conceitos podem aos poucos ser alcançados dentro das empresas.

Todavia, é importante evitar criar constrangimento sobre ideias. Quando se pretende estimular a inovação é normal que surjam inicialmente algumas ideias absurdas, e até mesmo egoístas, que visam apenas melhorar a condição de quem a lançou.

No entanto, é preciso saber respeitar essas ideias. Pois caso elas sejam repudiadas, e a pessoa que foi a autora da ideia seja de certo modo constrangida, ela nunca mais terá coragem de opinar novamente.

É importante saber emitir um feedback para o autor da ideia sem que esse sinta-se desencorajado a continuar criando. Pois com o tempo as ideias desse colaborador vão se aprimorando, e em algum momento podem surgir boas criações.

Desenvolver uma empresa criativa é investir em competitividade

Conforme vimos, criar e inovar nos dias de hoje é muito mais do que um diferencial para as empresas. É quase uma necessidade em um mundo onde a concorrência está cada vez maior e mais agressiva.

Criar novos produtos, novos métodos e novas maneiras de produzir é fundamental para as empresas da atualidade conseguirem acompanhar o crescimento tecnológico que avança a passos largos.

Com o crescimento da tecnologia, a necessidade da inovação e da criação aumentou ainda mais. E as empresas que não se atentarem para esse fato, simplesmente estarão com os seus dias contados dentro de um mercado que muda a todo instante.

Gostou desse artigo sobre criatividade e inovação na indústria? Então você vai gostar ainda mais da nossa promoção de bobinas, dá só uma conferida e surpreenda-se!

Share:

Deixe uma resposta