Comprar bem pode ser a chave do sucesso da sua metalúrgica. Saiba mais!

Business people shaking hands, finishing up meeting.reliable handshake of business partners

Quando se pensa na lucratividade de uma metalúrgica, a primeira coisa que passa pela cabeça de qualquer empresário é ter uma equipe comercial competente, que consiga fechar boas vendas e, consequentemente, ter uma boa rentabilidade. O que muitos acabam esquecendo, no entanto, é a importância de comprar bem e como o processo de compras é eficaz para aumentar a lucratividade da empresa.

O pensamento no primeiro caso está correto, é claro, pois vender é ótimo, mas a prática de vender por si só não garante efetivamente os lucros do negócio.

No mercado, facilmente é possível observar casos de empresas que vendem bastante, mas não lucram. Contudo, você sabe por que isso acontece? Em função de gastos excessivos. A empresa não compra bem e, embora venda em grande quantidade, não consegue suprir seus gastos e ter lucro. E é justamente por isso que o setor de compras precisa ser estruturado e otimizado.

Quer entender mais sobre a influência de comprar bem nos resultados da sua metalúrgica? Então continue acompanhando este artigo até o final.

O que é o processo de compras?

O processo de compras envolve, em qualquer empresa de diferentes segmentos, seleção de fornecedores, qualificação de serviços, previsão de preços, previsão de serviços, determinação de prazos de vendas e possíveis alterações na demanda.

A gestão desse setor impacta diretamente no estoque da metalúrgica, no relacionamento com o cliente e na competitividade do mercado.

Parte essencial da logística, o processo de compras se relaciona direta ou indiretamente com os outros setores da empresa, influenciando até mesmo nas tomadas de decisão.

Qual a importância desse processo?

Bem, o velho ditado que diz que “Quem vende bem, compra bem” é muito real e fundamental para as empresas que pretendem crescer. Isso porque só consegue vender com um preço competitivo quem compra melhor.

Quando o comprador da metalúrgica, por exemplo, faz uma boa compra de aço, automaticamente ele oferece um produto de mais qualidade para o consumidor, consegue colocar um preço competitivo no mercado e, assim, aumentar a sua margem de lucro.

Sendo assim, saber comprar é fundamental, isso porque pequenas reduções nos custos podem influenciar positivamente na lucratividade da metalúrgica.

Um exemplo claro da importância do processo de compras é que os níveis de estoque afetam o custo de produção, gerando despesas que poderiam ser evitadas. Por isso é necessário um equilíbrio e um controle rigoroso no processo.

Para quem atua na área, é preciso estar sempre bem informado e desenvolver boas relações interpessoais, além de ter uma habilidade de comunicação e capacidade de gerenciar conflitos. O comprador, por sua vez, deve ser um analista que usa fatores tributários, financeiros e técnicos a seu favor para fazer seus pedidos.

Portanto, se antes o processo de vendas era apenas mais um ato da empresa, hoje as organizações encaram esse setor como parte estratégica de crescimento, obtenção de lucro e sucesso para o negócio.

Como ter um processo de compras estruturado e obter resultados melhores?

Agora que você entendeu a importância do processo de compras para a lucratividade da metalúrgica, é hora de estar atento a alguns pontos que fazem toda a diferença para comprar bem. Confira quais são eles logo abaixo:

Ter uma área de compras estruturada

Conforme dito anteriormente, o setor de compras tem uma amplitude que acaba envolvendo todos os departamentos da empresa, principalmente o financeiro. E é essa área a responsável

por obter o material certo, na quantidade certa, garantindo a entrega correta (tempo e lugar), do fornecedor certo e considerando sempre o melhor preço.

Entretanto, vale ressaltar que comprar bem não significa necessariamente escolher sempre o menor preço, como muitos empresários pensam. Isso porque conforme diz outro ditado muito popular: “O barato sai caro”.

Por isso, outros aspectos como variedade, prazo de entrega, quantidade, qualidade dos serviços e produtos, garantia, benefícios, dentre outros, são fatores determinantes e que devem ser levados em consideração na hora de escolher bons fornecedores para a metalúrgica.

Tríade do preço

O preço faz parte de uma tríade que envolve qualidade, preço e prazo de entrega. Se a empresa compradora atribui maior peso apenas ao preço, por exemplo, ela estará selecionando o fornecedor de menor preço e não necessariamente o melhor.

Por isso, é necessário lembrar que a área de compras é estratégica. Sendo assim, é fundamental para o processo de compras uma avaliação sobre as melhores alternativas para a empresa conseguir ter exclusividade com um fornecedor de aço específico ou optar por ter mais de um.

Mas, é preciso ter em mente que todas as alternativas têm prós e contras que devem ser colocados no papel e avaliados.

Conhecer os fornecedores

Procurar as melhores fontes e conhecê-las também é de responsabilidade do departamento de compras.

E esse relacionamento entre empresa x fornecedor deve ser igual ao relacionamento que a sua metalúrgica tem com os clientes. Isso porque as empresas que têm boas relações com seus fornecedores possuem maiores chances de conseguir negociações vantajosas e encontrar parcerias.

Por isso, é importante desconstruir a ideia de que só uma empresa ganha. Ao construir um bom relacionamento com o seu fornecedor, os dois ganham e saem satisfeitos. Esse processo é fundamental até mesmo para o posicionamento da empresa no mercado.

Em vista de tudo isso, para encontrar os melhores fornecedores a empresa deve definir claramente qual o processo de compra adotado, os objetivos definidos para os compradores e qual o papel estratégico pretendido para os fornecedores. Nesse momento, a proatividade ajuda a empresa a atingir os seus objetivos.

Outras dicas para quem deseja comprar bem

Abaixo listamos outras dicas importantes para você conseguir comprar bem na metalúrgica. Acompanhe!

  1. Tenha sempre mais de um fornecedor, assim você não “fica na mão” diante de eventuais problemas e também terá mais opções para negociar;
  2. Conheça muito bem o produto que está comprando para não correr o risco de fazer nada errado (faça um levantamento de todas as características);
  3. Saiba em quanto tempo utilizará o produto adquirido para conseguir determinar a quantidade correta de compra;
  4. Tenha sempre, no mínimo, três cotações;
  5. Pesquise a procedência do fornecedor no mercado (pode usar fóruns, redes sociais, site institucional, Reclame Aqui, etc.);
  6. Formalize todos os processos de compras sempre (por meio de contratos, e-mail ou outros documentos);
  7. Por fim, mas não menos importante, avalie qual fornecedor é mais vantajoso para a metalúrgica e com quais produtos você obteve melhor margem de lucro e feedback positivo do cliente.

Portanto, a prioridade principal no processo de comprar bem é proporcionar resultados financeiros para a empresa, por meio da utilização de técnicas modernas, eficazes e seguras para a aquisição de produtos, evitando a ruptura, o excesso de estoque e possíveis prejuízos à empresa. Tudo isso visando sempre a maior lucratividade e satisfação do cliente.

Gostou deste post sobre comprar bem? Então não deixe conferir agora mesmo a oferta especial de bobinas da Urifér!

Share:

Deixe uma resposta