Comprador de aço planilha ou raiz: Qual deles você é?

imagem_interna_1-comprador-compras-suprimentos-processo

O mercado vem mudando muito e junto com ele os gestores e compradores também têm aderido a algumas novas estratégias. Todavia, o que é melhor na hora de comprar aço, por exemplo? Manter-se como um comprador de planilha ou ser o tipo raiz, que nada mais é do que o bom e velho comprador de verdade?

Não sabe quais são as diferenças entre esses dois perfis que hoje são tão comuns e estão tão presentes no mercado? Você está no conteúdo certo! Afinal, é verdade que a modernidade trouxe agilidade e praticidade na comunicação e na obtenção de orçamentos, mas será que trouxe também a qualidade que é exigência mínima na hora de se comprar aço?

Confira a seguir quem é o comprar de aço planilha e quem é o comprador de aço do tipo raiz.

Planilha x Raiz: Qual o melhor tipo de comprador de aço?

Antes de falar qual é o melhor tipo, ou seja, o perfil certo para comprar não só o aço, mas também outras matérias-primas e insumos para a sua indústria, é importante que você entenda os tipos existentes hoje em dia.

O comprador de aço planilha é aquele que se utiliza das praticidades disponíveis hoje em dia para realizar suas cotações e orçamentos procurando sempre pelo menor custo bruto, ou seja, o valor que seja mais barato tratando-se da peça que precisa naquele momento em específico.

Ele não cria parcerias e sequer faz a gestão de seus fornecedores. Suas compras são sempre pautadas na necessidade momentânea e no que considera ser o menor custo para a sua empresa. O que ele não sabe, ou finge não saber, é que nem sempre vale a pena procurar apenas pelo menor preço, afinal é preciso considerar outros pontos também.

Justamente por isso, esse tipo de comprador de aço vê-se frequentemente com problemas que, por vezes, nem sabe de onde surgem. Como não possui fornecedores fixos, tem um claro problema em monitorar as peças que são compradas, não sabe quais desempenhos são melhores e nem quais materiais deixam a desejar dentro do processo produtivo.

Outro problema recorrente do comprador planilha é que ele dificilmente consegue manter o padrão de qualidade, devido à variação das matérias-primas e insumos. Como cada hora trabalha com um fornecedor diferente, dificilmente seu resultado final atinge a todos os níveis de satisfação bem como as suas expectativas.

A longo prazo é perceptível que este tipo de comprador acaba desenvolvendo um grave gargalo, ou seja, um problema que pode virar uma bola de neve prejudicando muito o seu trabalho e o funcionamento de toda a linha de produção.

Se este é o comprador de aço planilha, qual é então o perfil do comprador raiz? E, mais importante de tudo, como o comprador de verdade age a fim de fugir de todos os problemas que foram anteriormente mencionados?

Pois bem, o comprador de aço raiz tem como base principal para suas compras a qualidade. Por isso mesmo, seu trabalho inicial é de formar parcerias que se mostrem estratégicas e benéficas tanto para si mesmo quanto para o parceiro.

Por saber claramente quais são os impactos de uma compra ruim para a indústria, afinal, muitas vezes este comprador já foi antes do tipo planilha e viveu experiências trágicas, ele busca continuamente pelo aprimoramento de suas compras tanto para ter a matéria-prima ideal quanto para garantir melhor eficiência e qualidade além de bons custos.

E, por saber não ser esta uma matemática exata, o comprador raiz está sempre atento e de olhos bem abertos para o mercado ao qual está inserido. Sua busca é firmar parcerias que se mostrem estratégicas especialmente nos momentos de maior dificuldade, por exemplo, quando precisa urgentemente de uma peça ou de uma placa de aço e é rapidamente atendido.

O comprador de aço de verdade faz a gestão dos seus fornecedores e consegue mensurar, com precisão e objetividade, quais deles são os melhores com que trabalhar levando em conta a qualidade do material, os valores e os prazos para pagamento e entrega.

Que tipo de comprador de aço você é?

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de comprador de aço, responda com sinceridade: Qual tipo você é? O planilha ou o raiz? E qual deles você prefere ser?

Como você pode já ter concluído, o tipo de comprador de aço raiz é o melhor, afinal ele enxerga o futuro e não apenas uma questão momentânea em que fará uma economia sem pesar os possíveis riscos e prejuízos que o esperam lá na frente.

Se, contudo, você chegou a conclusão de que tem sido o comprador planilha fique tranquilo que sempre há tempo para mudar, não é mesmo? Para começar, a dica é simples: Saiba quais são as referências do seu segmento tratando-se de fornecedores! Já tem o contato de cada um deles? Ou já fez até mesmo alguma compra? Então retome a relação!
Firmar parcerias estratégicas dentro de uma indústria é indispensável para acumular benefícios, como ter sempre o estoque abastecido, melhores condições e entre outros. O fornecedor lhe socorrerá a partir do momento em que seja criado o relacionamento comercial!

Aproveite para entender quais são os diferenciais desses fornecedores para explorar melhor seus produtos e serviços também. Negocie preço e prazo ao invés de sair que nem louco buscando por inúmeras cotações de empresas que sequer ouviu falar!

Para ser um comprador de aço de verdade e ter sempre as melhores peças e placas em mãos, é importante gerir adequadamente a sua lista de fornecedores. Comece agora mesmo! E aproveite para compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais caso tenha gostado do tema!

Share:

Deixe uma resposta