Aprenda a desenvolver processos mais eficazes em sua indústria metalúrgica

processos-industria-metalurgica

Ter bons processos na metalúrgica com certeza é indispensável para quem busca por eficiência e eficácia. Por isso, aprender como identificar possíveis erros e sinais de que tais processos não estão indo bem é tão importante e decisivo para a saúde da empresa, motivo deste artigo.

Afinal, você sabe como avaliar se os processos na metalúrgica estão indo bem? E, principalmente, sabe o que fazer caso identifique que eles não estão tão eficazes quanto deveriam?

Encontre ao longo deste artigo dicas sobre como profissionalizar o negócio e saia na frente dispondo dos melhores processos industriais. Boa leitura!

Sinais de que os processos na metalúrgica estão ruins:

A primeira etapa para melhorar os processos na indústria metalúrgica é se atentar aos sinais que muitas vezes estão nos processos já em prática. Eles estão ruins ou falhos? Em que reparar para fazer essa análise? Veja alguns exemplos clássicos:

·        Ambiente de trabalho pesado para todos

O clima organizacional no trabalho conta muito na qualidade e na forma como cada produto é produzido. Sendo assim, sempre considere o ambiente no estabelecimento dos processos industriais, seja esquematizando melhor os recursos humanos ou maquinários.

Procure entender o que tem acontecido e quais são as alternativas viáveis para mudar o ambiente de trabalho de modo que todos se sintam melhores, sem trazer prejuízos à empresa.

·        Atrasos nas entregas estão virando rotina

Talvez o primeiro sinal, que envolve os clientes, de que os processos na metalúrgica estão falhos, é quando os atrasos começam. Nesse momento, é necessário ligar um alerta máximo. Afinal, o cliente não paga apenas pelo produto, ele paga pela qualidade e pela garantia de ter o seu pedido na data combinada já no momento da compra.

Quando você falha neste ponto, corre o risco de perder clientes e de ter a reputação manchada, tudo isso sendo bastante negativo para a empresa. Além disso, o atraso costuma ser o resultado de uma série de erros ao longo do processo produtivo. Que tal olhar com atenção para todo ele?

·        Existem vários gargalos na produção

Complementando o tópico anterior, muitas vezes o atraso é gerado graças ao surgimento de gargalos na produção, ou seja, devido a obstáculos e falhas que diminuem a qualidade, ou até mesmo o ritmo, da produção da metalúrgica.

Um clássico exemplo de gargalo de produção é o atraso já no recebimento das matérias-primas que, depois, demoram a ser direcionadas para os postos gerando um problema cíclico. A solução deve tratar as origens do gargalo e geralmente envolvem novos planejamentos, investimentos em softwares e capacitação dos profissionais.

·        Número de reclamações subindo

Sinal que não pode jamais passar batido, as reclamações dos clientes geralmente chegam aos ouvidos da metalúrgica quando as coisas já estão bastante ruins, por isso é necessário ainda mais atenção. O feedback sempre é importante e neste caso pode salvar o negócio.

Além de ouvir atenciosamente a reclamação, é preciso rever os processos industriais a fim de identificar qual etapa tem deixado a desejar gerando este descontentamento. Resolver rapidamente o motivo do feedback negativo é essencial para não perder a credibilidade.

·        Processo fica parado devido à falta de matéria-prima ou equipamento

Por fim, outro sinal de que as coisas não estão seguindo o planejamento é quando a produção fica parada por motivos como falta de matéria-prima, de equipamento ou até mesmo de mão de obra. Além de significar um prejuízo ao planejamento, este tipo de situação também são gargalos, já mencionados antes.

Se o processo na metalúrgica estiver enfrentando qualquer um desses problemas, é necessário rever a estratégia e planejar mudanças. Quando uma falha dessas é empurrada para frente, os riscos de o negócio ter sérios prejuízos é grande, daí a importância de reparar rapidamente.

3 Dicas para melhorar os processos da indústria metalúrgica

Depois de conferir os principais sinais que evidenciam que a metalúrgica está sofrendo prejuízos por não ter um processo eficiente e estratégico, é chegada a hora de conferir dicas simples sobre como recolocar a indústria nos trilhos. Veja como tornar o processo mais claro:

1.      Defina as etapas: Ter clareza no processo sempre ajuda

Planejar é indispensável para que os processos industriais realmente transcorram bem. Por isso, antes de iniciar possíveis mudanças, comece a definir as etapas do processo na metalúrgica identificando o que será feito em cada uma delas, o tempo destinado a cada tarefa e até mesmo os responsáveis pelo andamento correto.

Quanto mais clara for esta primeira parte, melhor será a organização do processo de produção como um todo. Além disso, os processos na indústria metalúrgica passarão a ter menos erros graças ao correto estabelecimento do que deve ser feito e quando deve ser feito.

Torne tal definição clara a todos os envolvidos, desde o alto escalão até os colaboradores que atuam diretamente na produção, pois desta forma todos ficarão conscientes sobre o que fazer.

2.      Faça auditorias dos seus processos

A auditoria faz parte de muitos negócios e isso porque ela visa verificar se os números estão batendo, se o negócio não tem problemas estruturais, entre outros. Dê importância!

Muitas vezes, durante a auditoria, será possível encontrar custos elevados ou áreas com demasiada demora nos processos industriais. Uma vez localizados, esses erros poderão ser controlados, contornados e trabalhados.

3.      Tenha em mente que é preciso melhorar sempre

Para finalizar, atente-se sempre ao fato de que dia após dia é possível melhorar. Por isso, por mais que os processos na metalúrgica estejam suficientemente bons, nunca os deixe de lado. Trabalhe para que esta qualidade seja sempre mantida!

O segredo para o sucesso nos processos da indústria metalúrgica é identificar possíveis crises de antemão trabalhando em formas para minimizá-las enquanto ainda são pequenas. O diferencial de um bom gestor é justamente esse: não se conformar com os processos já criados, buscando sempre alternativas melhores e mais eficazes.

Além de colocar em prática as dicas dadas sobre como melhorar os processos na metalúrgica, aproveite para baixar o E-book Negociação para compradores de aço. Com certeza este conteúdo lhe ajudará a fomentar seus argumentos e ter um processo de compra mais seguro.

Share:

Deixe uma resposta