Aprenda como economizar na compra de aço para sua indústria

como-comprar-aco

Fazer as compras certas para a sua indústria é uma das regras de ouro para ter os resultados tão desejados. E tratando-se da compra de aço é indispensável ficar atento para economizar sem, contudo, perder a qualidade do seu material.

Portanto, se você sempre quis otimizar e saber como comprar aço diminuindo seus riscos e possíveis prejuízos, este é o conteúdo certo para tirar todas as suas dúvidas. Acompanhe aqui importantes dicas que irão facilitar todo este processo.

Quer fazer compras com segurança, pagando valores justos para economizar? Continue lendo!

7 dicas sobre como comprar aço pagando menos

É claro que você sabe que a compra de aço tem um importante impacto no seu caixa. Afinal essa peça, que é matéria-prima, costuma ser um tanto custosa. Um investimento que não

pode dar errado ou trazer prejuízos para o negócio, mas justamente o contrário, deve gerar lucro.

Para economizar na hora de fazer a compra de aço é importante estar atento a alguns pontos que serão apresentados a seguir como dicas eficazes e bem simples de praticar dentro da sua empresa. Confira uma a uma e fique livre de dúvidas na hora de comprar o aço:

1.   Comece sempre pelo planejamento

A primeira dica fala sobre o planejamento. Sem planejar não há meios de uma empresa sobreviver em meio ao mercado atual e é por isso que cada etapa deve ser minuciosamente planejada, seja para fazer uma compra ou ainda para fazer um simples contato com cliente.

O planejamento é a base de absolutamente tudo e dentro das dicas para fazer a compra de aço é importante destacar que a sua empresa precisa ter uma estratégia para fazer o pedido dessa matéria tão importante.

O tempo exato para fazer a compra faz parte deste planejamento, bem como a alocação de recursos e acompanhamento do uso de cada uma das matérias que já foram adquiridas.

2.   Quanto de aço você precisa?

A segunda dica é uma continuidade do primeiro passo sobre o planejamento. Afinal, a determinação da quantidade necessária da matéria-prima, faz parte da organização que o negócio deve ter na hora de fazer as suas compras de materiais, certo?

É importante saber quanto de aço a empresa usa diariamente em meio a suas fabricações, qual a quantidade total em uma semana, uma quinzena e também em um mês.

Com esses dados e informações precisos será mais fácil organizar seu cronograma de pedidos e você terá uma maior confiança na hora de fechar as suas compras, já que sabe exatamente qual é a necessidade do negócio, sem margem para erros.

3.   Nada de ficar pagando frete a toa

Se você sabe quanto de aço precisa em determinado período pode comprar essa matéria sem medo e isso traz incríveis vantagens. Visto que a compra do aço gera um custo com frete, se você tem tudo na ponta do lápis – ou no Excel – é possível fazer uma só encomenda.

Essa economia pode até não ser berrante em um primeiro momento. Todavia, se você somar cada valor pago com o frete ao longo de um período perceberá que não só economizou como teve uma melhor margem com que trabalhar no seu empreendimento.

Sendo assim, nunca se apresse a fazer um pedido, mas pelo contrário tenha paciência e avalie com calma qual a melhor estratégia para diminuir custos. Peça consciente da necessidade.

4.   Qualidade é economia na compra de aço

Tem quem pense que comprar aço barato significa economizar, mas a verdade é que esse é um gravíssimo engano. Uma vez que a qualidade deve vir sempre em primeiro lugar e não apenas o preço, tenha certeza de estar comprando sempre com bons fornecedores.

O aço de qualidade resiste melhor a exposição as variações climáticas, tem a dureza certa e exigida para atuar em diferentes projetos e estruturas. Além disso, essa peça não deixa dúvidas sobre a qualidade e por isso é a ideal trazendo sobretudo segurança e conforto.

Procure mais do que o preço final. Procure diferenciais que possam conquistar e encantar a sua empresa, procure confiança e credibilidade no mercado antes de comprar o aço.

5.   Saiba como guardar suas peças e evite prejuízos

Para economizar é preciso lembrar ainda do controle e cuidado na hora de fazer o armazenamento do seu aço. As peças e placas jamais devem ser colocadas no chão, mas pelo contrário, devem ficar adequadamente guardadas a fim de que sua qualidade não seja diminuída ou colocada em risco.

Evite deixar o aço exposto ao tempo, especialmente às variações climáticas como sol e chuva, uma vez que isso pode estragar o seu material. Tenha ainda o cuidado de proteger o aço em situações em que ele ficará de fácil acesso a terceiros, para que este não seja furtado, algo que infelizmente ainda é bastante comum em obras externas.

Galpões são opções de armazenamento que conquistam cada vez mais espaço entre os segmentos que trabalham com o aço. O tamanho desse estoque, é claro, deve ser de acordo com o tamanho do seu negócio e sempre levando em conta a sua necessidade.

6.   Invista na gestão de compras

Lembra-se sobre o momento exato para se fazer uma compra? Ele geralmente é encontrado através de uma boa gestão de compras. Com a missão de pesquisar bons preços e fazer compras no momento exato de precisão, esse setor ou responsável deve ser muito atento.

Na gestão de compras deve ser destacado o valor pago por cada peça que entra e também que sai do negócio. É indispensável ter um bom controle dos materiais que estão sendo usados, a fim de que um novo pedido seja feito sempre antes que a linha de produção trave.

O setor de gestão de compras deve administrar também a relação da empresa com os seus respectivos fornecedores trabalhando não apenas na hora de fazer os pedidos, mas ainda na negociação de prazos e valores, por exemplo.

7.   Pesquise e compare antes de comprar

A última dica sobre como comprar aço é um apanhado geral de tudo o que foi falado até agora. Para não ter riscos ou prejuízos é importante lembrar-se de pesquisar bem pelos seus fornecedores comparando não apenas os preços, mas também os prazos e as características especiais que cada empresa oferece para os seus parceiros e clientes.

Conheça mais sobre a empresa, pesquise por sua credibilidade antes de fazer qualquer pedido!

Aproveite que você conferiu todas essas dicas e passos sobre como comprar aço e peça a sua cotação para a Urifér agora mesmo. Tradição e qualidade é a marca do nosso aço! Não deixe de pesquisar nossos preços e condições para fazer o seu pedido.

Share:

Deixe uma resposta