Aprenda como fazer o armazenamento de aço em sua metalúrgica

armazenamento-de-aco

Que o aço é muito importante para diversas etapas de uma metalúrgica, você já sabe. Mas, será que sabe também como fazer o correto armazenamento de aço de modo a não ter prejuízos com a perda desta importante matéria-prima?

Se ficou em dúvida se sabe quais são estas formas estratégicas de fazer um bom armazenamento, com certeza você está no lugar certo! A gestão de estoque é imprescindível para que qualquer empresa, desde a menor até a maior, possa dar certo.

Portanto, empenhar-se é indispensável para que todos os investimentos feitos em matéria-prima sejam posteriormente aplicados no dia a dia da produção metalúrgica.

Acompanhe neste post dicas simples e diretas sobre como garantir o correto armazenamento de aço e otimize sua produção tendo sempre matéria-prima em estoque. Não deixe sua empresa parar por não ter uma peça ou por não tê-la em condições de uso. Leia!

Os vários tipos de aço

Antes de abordar diretamente quais são as melhores formas de fazer a armazenagem do aço, é importante destacar que os diferentes tipos influenciam também na forma como estas matérias devem ser guardadas dentro da sua empresa.

Os tipos de aço que são comumente armazenados são as barras, fios, telas, chapas e tubos de aço, além das peças que são em aço inoxidável.

Conforme a empresa precisa armazenar cada um desses tipos, será necessário pensar no layout do espaço para comportar um bom número de matéria-prima. Esse arranjo deve garantir a durabilidade de cada peça, é claro.

7 dicas para o armazenamento de aço

Mais do que comprar o aço e tê-lo disponível para os seus processos produtivos, é importante saber como fazer o armazenamento de aço de modo que ele esteja sempre perfeito e pronto a ser utilizado conforme a necessidade da sua indústria.

Afinal, você não está disposto a perder os investimentos feitos nessa matéria-prima, não é mesmo? Por isso é indispensável ter alguns cuidados e atenções que serão apontados logo a seguir neste post.

Confira quais são as principais dicas para o armazenamento de aço e ainda tome nota sobre como otimizar a sua gestão de estoque e saia na frente da concorrência:

1.   Deixe o aço longe de materiais elétricos

O aço é um importante condutor de eletricidade e justamente por isso a primeira dica dada aqui se refere ao cuidado de nunca deixar essas peças próximas às fontes e aos materiais elétricos, a fim de diminuir as chances e todos os riscos de que aconteçam acidentes.

Portanto, tenha certeza de que o estoque é um lugar amplamente seguro não apenas para guardar os materiais, mas também para todas as pessoas que circulam diariamente por ali.

2.   Lembre-se de dar as entradas e saídas do aço no estoque

Outra dica que diz respeito ao controle e a gestão de estoque é tomar nota de tudo o que entra e de tudo o que sai. Afinal, você não quer comprar peças em excesso e nem deixar que algo importante venha a faltar, ou seja, que surja um gargalo de produção, não é mesmo?

Para ter uma produção otimizada e bem profissional é indispensável, portanto, ter um detalhado controle de tudo o que acontece no estoque do negócio. Como as veias que levam sangue pelo corpo, o estoque é a fonte que disponibiliza essa matéria-prima, na sua falta ou erro é inevitável que falhas aconteçam.

3.   Não tire o aço de sua embalagem original

Comprou o aço e na hora de guardá-lo preferiu tirar a sua embalagem original a fim de economizar espaço ou tornar o processo mais simples no momento em que essa peça for utilizada? Pare agora mesmo, você está agindo equivocadamente!

Para que o produto não perca sua qualidade e tão pouco corra riscos é necessário que seja guardado na mesma embalagem com que chega do fornecedor. Acredite, essa embalagem foi pensada de modo bastante estratégico para assegurar que o produto não sofra danos.

4.   Prefira um local coberto e protegido

Dica que parece óbvia demais, o ideal para o armazenamento de aço é que ele fique sempre em um local bem protegido e preferencialmente coberto, a fim de que sua superfície não sofra corrosões e outros prejuízos.

Geralmente as metalúrgicas possuem galpões para fazer o armazenamento não só do aço, mas também de outros importantes materiais que são usados no processo de produção. A gestão de estoque deve atentar-se às necessidades do negócio no que diz respeito a esse espaço.

5.   Se necessário, cubra o aço com uma lona plástica

Entretanto, se a sua empresa ainda não dispõe de um espaço adequado em que se possa fazer o correto armazenamento de aço, ou seja, em um local coberto e bem protegido, a dica é lembrar-se de ao menos cobrir as peças para garantir sua qualidade.

Nestes casos o mais indicado também é trabalhar com fornecedores rápidos e precisos, a fim de que as peças de aço não fiquem tempo demais em seu estoque. O pedido deve ser feito mais próximo do uso, precisando a entrega ser rápida.

6.   Registre as informações específicas de cada pedido

Outra dica importante, é indispensável anotar cada uma das informações do pedido a fim de otimizar e facilitar posteriores consultas que possam ser feitas. Que tal destacar o número do pedido e do lote, deixar registrado o nome do fornecedor e a data da compra?

Desta forma fica muito mais fácil ao responsável pela gestão de estoque acompanhar e indicar quais matérias-primas devem ser gastas primeiro. Aliás, como na contabilidade, PEPS – primeiro a entrar, primeiro a sair – sempre! Nada de deixar materiais encalhados no seu estoque ou espaço de armazenamento, certo?

7.   Sempre evite o contato direto da peça com o solo

Para encerrar as dicas de armazenamento de aço vale destacar a importância de não deixar as peças em contato direto com o solo. Prefira ter um contêiner, ou ainda espaços um pouco mais elevados para guardar esses materiais.

Agora que você já sabe como fazer o correto armazenamento de aço dentro da sua empresa e otimizou a gestão de estoque da sua metalúrgica, que tal aproveitar para compartilhar essas dicas em suas redes sociais? Leve o conhecimento adiante e deixe que outras pessoas entendam como este procedimento é importante!

Share:

Deixe uma resposta