7 problemas causados por fornecedores de aço ruins e como evitá-los?

fornecedor-de-aco

Você já sabe que, para que um processo de produção transcorra bem e conforme o planejado, é indispensável fazer as melhores e mais certas escolhas. Neste contexto, definir com atenção quem serão os seus fornecedores de aço é um assunto que merece ser tratado com atenção, uma vez que é o pontapé inicial para evitar grandes problemas, certo?

Quanto mais precisos forem os cuidados tomados no momento dessa escolha, melhores os resultados no dia a dia da indústria.

Afinal, ter um time eficiente de fornecedores, comprometido e de qualidade é um requisito mínimo para que a empresa atinja todos os seus objetivos, entregando os seus produtos com a perfeição que o cliente quer e espera.

Precisa saber quais são os problemas mais comuns decorrentes de uma escolha equivocada do fornecedor de aço para a sua empresa? Confira a seguir e descubra como evitar cada um deles.

1.  Atendimento ruim

Problema que infelizmente é comum não apenas entre os fornecedores de aço, mas também em outros segmentos, o atendimento ruim é facilmente observado e é, com certeza, um sinal de descaso com o cliente. Afinal, quem não sabe hoje em dia que o atendimento deve ser sempre uma prioridade nas empresas?

O atendimento ruim gera muito desconforto na relação existente entre a empresa e o fornecedor e isso torna difícil até mesmo coisas simples, como passar pedidos, por exemplo.

Agora imagine o mal estar sempre que for necessário realizar algum tipo de negociação, solicitação de compra, entre outros procedimentos. Desagradável, não é mesmo? É por isso que é importante reparar no atendimento antes de firmar uma parceria com o fornecedor.

2.  Demora na cotação engessando pedidos

Outro problema recorrente entre os fornecedores de aço é a demora das empresas na hora de resolver questões como as solicitações de cotação que são enviadas por seus clientes. Essa demora gera atrasos na empresa, algo que simplesmente não pode ser admitido.

O engessamento dos pedidos é algo que precisa ser combatido de frente pela indústria. O planejamento deve sempre considerar um período de tempo para cotar valores e posteriormente esperar até que os pedidos sejam entregues sem que se criem lacunas ou gargalos na linha de produção.

Evidentemente que firmar parceria com empresas que agilizam este processo é uma forma estratégica de sair na frente. Portanto, sempre considere e avalie quando e como o fornecedor de aço entrega suas cotações e se existe agilidade e compromisso por trás da marca.

3.  Falta de informações durante o processo de compra

Você sabia que muitos fornecedores de aço pecam por não passar as informações certas e necessárias para os seus clientes? Dificultando todo o processo de compra e fazendo até mesmo com que sejam comprados materiais errados, este é um problema grave uma vez que gera prejuízos financeiros para o caixa da empresa!

Quando o fornecedor está comprometido de fato com o seu cliente e o enxerga como parceiro e não apenas como um comprador, a relação passa a ser completamente diferente!

Portanto, se você está procurando por uma empresa para fornecer materiais de que sua linha produtiva precisa, atente-se a quantidade de informações concedidas pelo fornecedor. Quanto mais precisas e detalhadas, maior o comprometimento para com seu negócio.

4.  Falta de qualidade no material

É claro que não tem como citar todos os principais problemas causados pelos fornecedores de aço sem citar a falta de qualidade que, infelizmente é um erro frequentemente encontrado nas empresas do setor.

Materiais que não agregam qualidade ao produto final da sua empresa e que colocam em risco seu nome e marca, é preciso ficar de olho para não comprar de fornecedores que não tem qualidade, sequer comprometimento, com a sua produção.

Seu produto final não pode ser impactado pela falta de qualidade no material adquirido com o fornecedor de aço. Isso é simplesmente inaceitável, por isso sempre fique de olhos abertos a esse ponto e procure firmar parceria com quem já tem credibilidade nesse mercado.

5.  Gargalos de produção: Entregas fora do prazo

Mais um dos erros comumente vistos entre os fornecedores de aço, o atraso nas entregas é um dos principais responsáveis pela criação de gargalos de produção, ou seja, problemas enfrentados na linha de produção e que impactam todo o negócio.

É necessário entender que a indústria deve trabalhar sempre de forma planejada. Cada etapa precisa ser prevista e os prazos devem ser respeitados para que tudo saia como esperado.

Quando o fornecedor simplesmente atrasa suas entregas está colocando em risco inúmeros outros fatores, tais como a sua produção e o que o seu cliente pensará de você caso atrase também na entrega do pedido, algo comum neste contexto já que a empresa está sem a matéria-prima para produzir.

6.  Política de rastreamento bastante falha

Onde está o pedido que a sua empresa fez para o fornecedor de aço? Se para responder a essa questão for necessário ficar ligando para a empresa, evidentemente não será nada muito fácil.

Portanto, sempre questione qual é a política de rastreamento usada pela empresa e procure dar lugar para aquelas que são mais práticas na hora de firmar as suas parcerias.

No dia a dia, quanto mais rápido, ágil e objetivo for este processo de acompanhamento melhor, pois a sua empresa economizará tempo e sempre estará de olho para saber se os prazos estão sendo cumpridos.

7.  Risco por não seguir as normas técnicas

O último problema a ser apresentado aqui se refere à falta de cumprimento das normas técnicas que podem, inclusive, comprometer a saúde, a vida e a segurança das pessoas.

Existem muitas normas e padrões de qualidade que uma indústria fornecedora de aço deve seguir e cumprir. É importante verificar se a empresa encontra-se alinhada a esses padrões antes de fazer suas encomendas e compras.

Agora que você já sabe o que observar durante a escolha dos fornecedores de aço para o seu processo produtivo, aproveite também para Solicitar Orçamento junto a Urifér. Empresa de tradição e de qualidade em quem seu negócio pode confiar no momento da contratação, fique livre dos problemas citados e saia na frente firmando essa parceria de sucesso!

Share:

Deixe uma resposta